Menu

Como Faz? Esmaltes

Por: Thai Almeida

Olá Amoras tudo bem? Estava eu esses dias no meu horário de café da manhã, a televisão ligada e passa no programa da Ana Maria Braga, como são feitos os batons, (é incrível o processo de fabricação) ai eu pensei, como são feitos os esmaltes? 



Resolvi fazer uma pesquisa pra saber qual o procedimento que é feito, desde de a produção até as escolhas dos nomes, me deparei com a seguinte informação:

Os ingredientes usados são: bentone (uma argila modificada), plastificante (que forma aquela película na unha), solventes, nitrocelulose (que é uma resina) e pigmentos. 


Os ingredientes devem ser colocados na quantidade certa e no tempo certo. Isso implica diretamente na qualidade do produto e como todo processo que se preze, os produtos são escolhidos e testados antes de serem usados. 


A primeira etapa é a preparação do verniz, aquele que parece açúcar de confeiteiro. Dentro do tacho vão os solventes, o plastificante e a resina. Eles são agitados durante uma hora para que a resina se dissolva e a mistura fique homogênea.

Em seguida, é preparado o anti-sedimentante, que vai impedir que os resíduos do esmalte se depositem no fundo do vidro. São misturados o bentone (a argila) e os solventes. Aí, mais duas horas batendo a "massa" para dissolver bem a argila. 

A base para todos os esmaltes é feita com a união de 60% do verniz e de 40% do anti-sedimentante.

Agora, é o momento que o esmalte ganha cor. O pigmento é derramado no tacho, misturando-se aos poucos à base.


A última etapa é a filtragem. O esmalte passa por um "coador" de náilon para filtrar eventuais resíduos. Só então ele vai para galões, separados por cor. E, antes de ser envasado, é testado em laboratório.

Depois de testado, o produto pronto vai direto para o setor de embalagens. 

O esmalte vai para os vidrinhos através de quatro mangueiras. A cada hora, 6 mil esmaltes são envasados.

Para colocar a tampa com o pincel, ocorrem dois processos: o manual, com os funcionários, e o automático, em que as tampinhas já chegam girando e as máquinas fazem tudo. 



Alguns vidros vão direto para a caixa. Outros são colocados em filmes de PVC que têm moldagem à vácuo. Agora, estão prontos para seguir para as lojas.

Cada vidrinho vai custar entre R$1,50 e R$ 5,00. Eles tem 8 ml, o que dá para pintar as unhas de quatro pés e quatro mãos. 



Fonte:http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/v2011/MaisVoce/0,,MUL479189-10345,00-COMO+SE+FAZ+ESMALTE.html

E pra complementar encontrei um vídeo, da fabricação dos esmaltes da IMPALA que achei sensacional, pois mostra as etapas do processo da fabricação até chegar no consumidor final saca só.


Me bateu uma vontade de conhecer uma fábrica dessas de perto, imagina só *-* fora que estudar esses processos tem tudo a ver com a minha área.

Então amoras por hoje é só, prometo que em breve voltarei com mais novidades pra vocês.

Beijos, 


Thai Almeida


Nenhum comentário: