Menu

O que você precisa saber sobre: Esfumar


Muita gente tem dúvida sobre essa técnica de maquiagem, então vou explicar de uma forma bem simples. Vem comigoooo :)

Vamos começar com a palavra em si - O correto é ESFUMAR (ESFUMAÇAR non ecxiste ok? Na verdade existe, mas refere-se a fumaça, defumar alimentos, não é o nosso caso).

Esfumar nada mais é do que tirar os traços marcados da maquiagem - deixar ela mais sutil, criar um efeito de sombreamento, espalhar, misturar, unir, fazer com que o traço perca a intensidade.

Esfumar as sombras: É desfazer as marcações e dar um efeito de continuidade das cores, como se elas estivessem se misturando e formando uma coisa só, onde não dá pra ver onde começa uma e termina a outra. Desfazer aquela linha marcada que fica entre a pele e a sombra. Entende?

Olho preto esfumado - Foto blog Pausa para Feminices



Para esfumar as sombras dos olhos você precisa de três coisas:

1° - Pincel para esfumar: Geralmente os pincéis de esfumar são esses gordinhos, macios e arredondados em cima. Todas a marcas tem uma versão desse pincel, mas o que eu mais gosto é esse da Macrilan. Ele é bem bom, custa menos de R$ 10,00 - Você encontra em lojas na internet ou nas lojas de cosméticos. (Caso você não tenha um pincél desse, pode usar um cotonete ou o dedo mesmo).



2° - Preparar a pálpebra: Para um efeito esfumado bonito e duradouro, a pálpebra precisa estar bem lisinha, você pode passar um pouco de pó ou sombra clarinha (antes da sombra que você vai de fato usar). Por que se você utilizar uma sombra meio melequenta ou a sua pálpebra estiver oleosa, você vai esfumar e depois de 5 minutos vai perder o efeito. Sempre lembre dessa frase: Todo produto que tem um aspecto molhado, precisa ser selado com um produto em pó. A mesma coisa que a gente faz quando a pele fica oleosa, passa um pozinho e pronto.

3° - Saber os movimentos: A foto abaixo explica bem certinho os movimentos na hora de esfumar. Você pode ir fazendo pequenos círculos, movimentos de vai e vem ou os dois juntos. Dá para usar o pincél limpo ou uma cor de sombra que você quiser (as mais usadas são preto e marrom, mas com sombra colorida fica incrível). Seja delicada consigo mesma, não precisa colocar força, de levinho faz o mesmo efeito e não machuca. Isso fará com que as sombras se unam e fique aquele efeito lindo que né #todasamam.

Foto blog Coisas de Diva

O efeito esfumado não serve apenas para a maquiagem dos olhos, dá para esfumar o blush, a base, o pó, lápis de olho, quando corrigir as sobrancelhas. É só lembrar que esfumar é não deixar marcado.

Esfumar deixa a maquiagem com cara de ryca *-*

A foto abaixo mostra uma maquiagem esfumada e a outra não. A decisão de escolher com qual nos identificamos mais é nossa.

Foto blog Make - up Juliana Camargo
Agora outra coisa: Nada substitui o treino gente, se vocês vissem minhas primeiras maquiagens, nossaaaa... era um terror, mas treinei muito na frente do espelho para aprender, uma vez eu esfumei tanto uma sombra que até machuquei o côncavo (dobrinha do olho). Só não deixa pra treinar no dia daquela formatura tá, treina com calma e depois é só arrazar.


Nenhum comentário: