Menu

MR Sustentável - Descarte correto de Esmaltes

Por: Thais Almeida

Oi oi oi amoras lindas tudo bem? O post de hoje é relacionado ao cuidado com a natureza, sei que o blog é voltado para o cuidado pessoal, porém esse assunto envolve o nosso lema e ainda tem um lado sustentável. 

Eu poderia começar com toda aquela história do aquecimento global e tudo mais, mas quero ser bem sucinta, todas nós sabemos que o mundo está passando por grandes mudanças no seu clima e isso é fato, porém com a ajuda de cada um podemos amenizar os estragos que já foram feitos ao longo dos séculos e deixar um mundo um pouco melhor para os nossos futuros filhos e netos. Pensando nisso, resolvi escrever para vocês a forma correta para o descarte de esmaltes.

Quando o esmalte fica velho e duro que as vezes nem óleo de banana funciona (Por favor NUNCA coloquem removedor de esmalte para amolecer os esmaltes, em outro post explicarei melhor) é hora de jogar o esmalte fora, ou quando o esmalte está no restinho e nem da pra pintar uma mão inteira mais é a hora do descarte, mas qual a forma correta? 

Bom, a forma mais ideal seria que as empresas de esmaltes colocassem coletores espalhados na cidade afim de dar um destino correto e a finalização exata, porém isso não é comum, a Risqué possui esses coletores em algumas cidades do estado de São Paulo que possuem capacidade para cerca de 750 vidros de esmaltes que depois são queimados e transformados em energia para uma fábrica de cimento da região. 

Porém como isso só ocorre em São Paulo o que nós da região sul podemos fazer? É Simples, de acordo com o site da E Cycle que trata assuntos sobre reciclagem de materiais, o mais correto a fazer é limpar o vidrinho do esmalte. O que você precisa é de jornal, algodão e removedor de esmalte. Derrame o restinho do esmalte em cima do jornal (NUNCA dentro da pia), coloque o removedor dentro do vidrinho de esmalte e agite, derrame o líquido no jornal e repita o procedimento. 

Espere o líquido evaporar do jornal, pois quando evapora toda a química evapora junto, em seguida coloque o vidrinho para a reciclagem e jogue o jornal no lixo que vai junto para o aterro sanitário. Essa é uma das formas menos danosas ao meio ambiente. 

Os esmaltes jogados em lixo comum podem trazer danos, pois por possuir química eles podem infiltrar o solo e danificar os lençóis freáticos contaminando a água ou ao serem incinerados podem gerar gases tóxicos. 

Outra sugestão pra quando os vidrinhos estiverem com esmalte bastante porém você já enjoou da cor ou ele endureceu é pintar móveis que precisam de restauração ou aquelas caixinhas de MDF que você encontra em lojinhas de 1,99. A nossa revolucionária Vanessa já fez isso com um móvel dela, que ficou único e super diferente. 

 
Usem e abusem da sua criatividade, mas não esqueçam de quando o esmalte acabar descarta-lo da forma correta, um pouco de cuidado com a natureza não faz mal a ninguém, pelo contrário ajuda e muito. Se cada uma de nós fizermos a nossa parte e passar esse conhecimento para os outros, podemos diminuir os danos no nosso planeta. 

Olha - outras coisas que podemos fazer com esmaltes:

Foto Blog Coisas de Diva - Como fazer um porta-pincéis de maquiagem

Foto Blog Coisas de Diva - Como fazer um porta-pincéis de maquiagem




Então amoras, era isso que eu queria compartilhar com vocês, espero que tenham gostado e que coloquem em práticas essas dicas. 

Beijos e até a próxima


Nenhum comentário: